Novidades

POR QUE INVESTIR NO AMBIENTE CORPORATIVO?

04/05/2020

POR QUE INVESTIR NO AMBIENTE CORPORATIVO?

Investir em móveis planejados nos ambientes corporativos, vai muito além da estética, que claramente fica muito mais agradável, mas um ambiente planejado e organizado, influencia no desempenho da equipe!

Um ambiente não só adequado ao trabalho, mas também estimulante e envolvente tem efeitos muito positivos na produtividade e satisfação dos colaboradores. Dependendo da forma como o espaço é organizado, a comunicação e a interatividade das equipes são otimizadas, o que garante maior coesão, harmonia e compartilhamento das tarefas realizadas.

Por isso, vamos nos aprofundar um pouco mais na importância de realizar investimentos no espaço físico corporativo e em como isso pode influenciar na produtividade do time!

Importância do espaço físico da empresa: estrutura e decoração

Um estudo da IPSOS, instituto líder global em pesquisa de mercado, revelou as causas de desmotivação no espaço de trabalho com base nos problemas relacionados à falta de uma estrutura adequada. Para a maior parte dos funcionários, o ambiente corporativo não permite:

· 85%, concentrar-se facilmente em suas atividades;

· 84%, expressar e compartilhar ideias de modo fácil e livre;

· 85%, sentir-se relaxado e tranquilo;

· 57%, movimentar-se livremente ao longo do dia, modificando sua postura, por exemplo;

· 79%, acomodar trabalhadores que precisam se movimentar durante todo o tempo no escritório;

· 84%, sentir que pertencem à empresa e estão inseridos em sua cultura organizacional;

· 87%, trabalhar em equipes de modo mais interativo sem ser interrompido;

· 86%, ter liberdade para escolher onde é o lugar mais apropriado do escritório para trabalhar, segundo a tarefa que estão realizando;

· 65%, ter espaço para socializar e conversar informalmente com os colegas de trabalho.

Todas essas dificuldades enfrentadas estão ligadas a como a empresa organiza seu espaço físico e contribui para um ambiente mais livre, seguro e colaborativo. Alguns aspectos de estrutura e decoração que podem influenciar o dia a dia dos colaboradores são:

· Iluminação

· Temperatura e Ventilação

· Cores e Decoração

· Limpeza e Organização

· E claro, o Mobiliário!

A escolha dos móveis no ambiente corporativo é fundamental. E dois são os motivos principais: conforto e praticidade. Por exemplo, mesas altas ou baixas demais e cadeiras que causam dores e até lesões tornam o local de trabalho inadequado e insatisfatório.

Mas não é apenas uma questão de ergonomia. Os móveis do escritório devem transmitir corretamente a identidade da empresa, não só para os colaboradores, mas também para os clientes que frequentam o espaço. Uma companhia que trabalha com inovação, por exemplo, não poderia utilizar móveis antiquados e tradicionais, pois isso não refletiria seus valores e acabaria passando uma impressão distorcida ao público.

Além das habituais estações de trabalho, com mesas e cadeiras, muitas organizações apostam em espaços mais descontraídos, investindo em mobiliário que permite uma interação maior entre os colaboradores. Esses ambientes são ótimos para momentos de relaxamento, descanso e descontração.

É importante que os móveis corporativos e a forma como estão organizados inspirem as pessoas que utilizam o espaço, de modo que se sintam imersas no trabalho desenvolvido pela empresa.

Gostou dessas Dicas? Compartilhe! 

Design Requinte Italínea - Projetos para uma vida feliz!

Fonte: www.ipsos.com

Compartilhe com alguém

Galeria de Imagens